quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

E.E. "Prof. Benito Martinelli"



História da E.E. "Prof. Benito Martinelli"


Natural de Marília , nasceu no dia 12 de janeiro de 1935, sendo seus pais Francisco Martinelli e Maria Martinelli. Último filho de uma família de seis irmãos, casou-se em 1963 com Jandira Falco, com quem teve 4 filhos: Regina Celi, Maria de Fátima, Madalena Maria e Francisco Martinelli.
Diplomou-se pela escola Normal particular de Instituto Educacional de Marília em 1957, quando começou a lecionar na Escola Mista do bairro Cascatinha.
Em 1962, ingressou na Escola do Morro Azul em Pompéia, de onde, por concurso , foi removido no ano de 1963 para a Escola Mista da Filantrópica.
Durante o período de 1963 a 1967 permaneceu comissionado junto a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília. Em 1967, licenciado em Ciências Sociais, devido a transferências, voltou a ocupar seu cargo no Grupo Escolar da Vila Palmital, hoje EE Prof. Geraldo Zancopé, onde permaneceu até o ano de 1977, quando foi relotado para EE Maria Estella de Cerqueira César.
Durante esses anos veio acumulando vários cursos superiores. No ano de 1972 licenciou-se pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins no curso de Pedagogia, Faculdade essa em que permaneceu por mais um ano, concluindo assim o curso de Estudos Sociais com habilitação em Educação Moral e Cívica.
Como professor III lecionou em várias escolas de Marília, dentre elas EE. Gabriel Monteiro da Silva, EE Prof Nelson Cabrini, EE Abel Augusto Fragata, EE Geraldo Zancopé, EE.Silvia Ribeiro de Carvalho e EE Olga Maria Gasparetto Simonaio.
Trabalhou junto ao Senac de Marília dos anos de 1970 a 1974 como professor de Educação Moral e Cívica e ministrou vários cursos de Relações Humanas no Trabalho para a Prefeitura de Marília,
No ano de 1980 bacharelou-se em Direito pela Fundação de ensino Eurípedes Soares da Rocha de Marília, mas sua paixão pela educação levou-o a não abandonar o magistério. Dedicou-se esporadicamente á advocacia, mas continuou firme no propósito de dar sua contribuição a tantos educandos marilienses, que dele tem grata e calorosa lembrança.
Adoecendo, veio a falecer em 1986, deixando sua esposa e seus quatros filhos o marco profissional criterioso, responsável e batalhador e na cidae de Marília o documento vivo da luta pela conquista de um ideal.
Aspectos da criação da Escola Estadual Benito Martinelli
CRIADA DURANTE O GOVERNO MONTORO COMO EEPG DO JARDIM STA ANTONIETA;
DEC.24538 DE 26/12/1985- DECRETO DE CRIAÇÃO
INSTALAÇÃO PELA RES.SE DE 03/01/86 DO SECRETARIO SR. PAULO RENATO DE SOUZA;
INAUGURADA EEPG JARDIM STA ANTONIETA EM 06/04/1986- Diretor de Ensino Silvio Pereira Guimarães;
Delegada de Ensino Prof. Lourdes Gomes Macário;
Respondia pela direção da U.E. nesta solenidade prof. Neide Prestes Martinelli,
Pessoal efetivo no ano da inauguração eram:
Neide Prestes Martinelli ( direção)
Marilena Calimam Cardoso; Joana Muller Roberto, Inês Capunacci;
Secretario sr. Rodrigo Sekler
Recebendo mais efetivos em Abril de 1986;
Sendo o Diretor Prof. Antonio Osvaldo Perin,
Professores: Terezinha Hiromi Matsuda Koga, Maria Inês dos Santos, Maria Isabel Cipriano Jorge, Alcir André, Yoshico Nikishito, Valcirene Tonini;
O nome EEPG PROF. BENITO MARTINELLI, lei nº 5910 de 18/11/1987.

Um comentário: